A interação campo e cidade

Professora Raquel G de Oliveira, 5º ano. Escola municipal do Campo Santa Bárbara de Cima



Durante este trimestre, foram trabalhado a importância do campo em relação a agricultura e agropecuária para a sociedade. Por ser uma escola rural, rendeu bastante conversação sobre o tema , pois a maioria dos alunos tem seus pais envolvidos com estas atividades. No período das aulas foram realizados aulas práticas e lúdicas , como maquete , cartazes , registros com fotos e pesquisas relacionadas ao tema ,para melhor assimilação do conteúdo.

Em conversação com os alunos estes relataram sobre o quanto é trabalhoso e muito pouco se dá valor e devida importância aos trabalhadores do campo.

Muitos relataram sobre a agropecuária, o quanto é trabalhoso , pois em dias de chuva e frio, é necessário sair para alimentar os animais e até mesmo , fazer o manejo para a leiteria , da mesma forma , a agricultura, do quanto se depende do clima e tempo para se ter uma boa produção e obter os lucros revertidos para os agricultores.

Foi relatado que tudo demanda uma preparação e que até chegar no resultado esperado, faz se necessário muito trabalho , planejamento e preparação .

Já no conceito sobre a cidade ou área urbana, houve a conversação da importância desta interação ,pois segundo os alunos como eles falaram “ Se o campo não planta , a cidade não se alimenta”. O que é uma verdade, bem sabemos que a maioria da escoação de alimentos , são entregues em cooperativas para sucessivamente serem encaminhados para comercialização e industrialização ,e assim a sociedade fazer uso dos mesmos . Como foi trabalhado na maquete , matérias primas como algodão, segue para tecelagem , bem como origem hospitalar , a cana , para fabricação do álcool e açúcar , soja , é feito óleo , o milho e o trigo são fabricadas as farinhas e desta forma foram relatando as origens de consumo .

Hoje sabemos também da importância das agricultura familiar , que são os pequenos agricultores , estes conseguem vender seus produtos em feiras livres e desta forma obter seus sustento com pequenas quantidades , porém de qualidade , como os alunos relataram , a maioria destes pequenos agricultores cultivam produtos sem agrotóxicos , o que leva uma qualidade de alimentos , muito procurado hoje em dia , para quem faz uso de alimentação saudável, alimentos que são chamados de produtos orgânicos são sempre bem vindos .

As aulas sobre o tema renderam bastante , foram divertidas , lúdicas e de grande importância para todos os envolvidos , relatar o cotidiano familiar de cada um dos alunos foi uma experiência incrível , acredito que todos conseguiram obter bons resultados e conhecimentos , de que campo e cidade dependem um do outro , para o crescimento e o desenvolvimento de cada um , pois todos somos de alguma forma interligados , e sempre precisamos nos respeitar e valorizar seu papel como contribuinte e cidadão .



Comentários